Estado da Arte
Olhemos para o estado económico e social actual, a falta de emprego, o colapso de empresas e investidores a nível europeu e em específico a nível nacional, que levou à perda de emprego e riqueza da população, comparável a Portugal pré-25 de Abril.
Tendo isto em mente, a procura de emprego tomou proporções avassaladoras e na confusão gerada, a criação de uma plataforma onde se reúnam condições para a procura e gestão de oferta de empregos pareceu-nos ideal.
Assim, foi necessário efectuar um levantamento do mercado já existente nesta área. Essa informação pode ser acedida através da seguinte imagem:
Clicar na imagem para aceder à tabela na integra
Pode-se constatar, que actualmente, existe um elevado número de plataformas que permitem a pesquisa de ofertas de emprego em Portugal. Após a análise destas plataformas Web, destacam-se alguns pontos fortes. São eles:
Visibilidade a nível nacional e internacional;
Design funcional e de interacção apelativo e de fácil utilização;
Possibilidade de filtrar a pesquisa;
Integração com diferentes redes sociais;
Pesquisa de todas as ofertas de emprego publicadas em todos os sites do mundo;
Imagem gráfica moderna, minimalista e apelativa;
Ofertas muito limitadas;
Publicidade muito presente;
Pesquisa apenas por uma palavra-chave;
Navegação pouco intuitiva;
Com o levantamento do estado da arte chegou-se à conclusão que já existem algumas aplicações Web com os mesmos propósitos e, que apesar da grande concorrência do mercado, acreditamos que o projecto JobFinder possuí características diferenciadoras, tais como possuir uma vertente de rede social Web 2.0 (possibilidade de comentar, partilhar, recomendar) e possibilidade de acesso através de vários meios de forma fácil e cómoda, que lhe conferem vantagem competitiva.
__
Briefing
Ideia
O projecto baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação Web que permite a agregação, de forma personalizada, da informação proveniente de outros sites de oferta de emprego. O utilizador terá a possibilidade de criar um perfil e de dar o seu parecer para que os restantes utilizadores possam ter um feedback positivo ou negativo sobre o anúncio, ou empresa. Caso não tenha disponibilidade para estar em frente ao computador, poderá aceder à plataforma através de um dispositivo móvel e com sistema operativo android ou na comodidade de sua casa, através de um serviço de televisão interactiva. Todas estas tecnologias serão articuladas e agregadas à mesma base de dados para uma experiência crossmedia.
Aspectos Diferenciadores
O utilizador pode criar um perfil, onde tem a possibilidade de definir as suas preferências de pesquisa, e assim receber as ofertas de emprego que mais lhe interessam. Com o seu perfil criado, será possível comentar as ofertas de emprego ou empresas, o que permitirá construir um ranking dessas mesmas empresas apenas com a opinião dos utilizadores da comunidade.
Ao visualizar um anúncio, será apresentada ao utilizador uma lista de recomendações de outras ofertas da mesma àrea e/ou localização, para que possa facilmente aceder a outros anúncios que sejam do seu interesse.
Objectivos
Criação de uma plataforma Web que possibilite a pesquisa de emprego (a nível nacional ou internacional) e onde exista liberdade de expressão entre os utilizadores, sem que existam influências por parte das entidades empregadoras.
Posicionamento
Considera-se como público-alvo desta plataforma indivíduos recém-licenciados, desempregados ou qualquer pessoa que procure uma alternativa à sua situação profissional actual. Os utilizadores devem possuir alguma literacia tecnológica de modo a que sejam capazes de navegar com facilidade na plataforma.
Visão
O projecto tem como visão futura tornar-se numa aplicação Web conhecida nacionalmente e numa comunidade online onde os utilizadores possam trocar impressões sobre as empresas empregadoras na sua área de trabalho, sem qualquer tipo de restrição por parte das mesmas.
Valores
Inovação – Procura constante pela novidade tanto técnica como gráfica;
Flexibilidade – Capacidade de adaptação a várias circunstâncias, novos desafios e novas oportunidades;
Ambição – Desejo de fazer sempre mais e melhor;
Qualidade – Garantia de qualidade do trabalho, em todas as circunstâncias;
Análise SWOT
Forças (Strenghts) . Integração com diferentes redes sociais . Troca de impressões entre os utilizadores sobre as ofertas . Possibilidade de filtrar a pesquisa . Pesquisa de ofertas publicadas a nivel nacional e internacional | Fraquezas (Weaknesses) . Projecto tri-partido (dificuldade em chegar a acordo com as outras equipas) . Existência de uma base de dados comum às três plataformas (qualquer alteração tem que ser comunicada com antecedência) |
Oportunidades (Opportunities) . Alto Nível de desemprego, logo existe uma procura elevada . Sendo um projecto crossmedia, poderá suportar publicidade em diferentes contextos, e de diferentes formas. | Ameaças (Threats) . Aparecimento de produtos substitutos (alto número de plataformas semelhantes) |