adelaidejsousa @ 23:33

Sex, 11/05/12

A entrega desta semana diz respeito ao protótipo de alta-fidelidade, e tem como objetivo principal experimentar e testar as principais funcionalidades que planeamos na especificação técnica e gráfica.

O protótipo recorre às tecnologias previamente selecionadas e documentadas e que serão integrantes do produto final da aplicação.

A prototipagem não implica que tenhamos de desenvolver todas as funcionalidades de aplicação, mas apenas algumas delas.

Assim, o grupo escolheu prototipar as funcionalidades que dizem respeito ao registo e login, à pesquisa e recomendação de ofertas, assim como aos favoritos, e também a edição de perfil. 

 

Mapa de navegação - àreas alvo de prototipagem

 
 
É de salientar que nesta entrega o grupo preocupou-se mais com o aspecto técnico da aplicação, devido à complexidade das funcionalidades a implementar.
A plataforma web tomou como principais objectivos uma navegação simples e pesquisa de ofertas objectiva.
 
Para aceder à plataforma seguir o seguinte url: 
(é aconselhável a visualização da aplicação no Chrome Web Browser)
 
 Para aceder aos ficheiros, clique aqui.
 
 
Funcionalidades Implementadas:
 
REGISTO E LOGIN:
Quando o utilizador entra pela primeira vez em Wip.WEB encontra a página inicial, onde é possível fazer o registo e o log in na aplicação. No que diz respeito ao registo é apenas necessário completar um formulário com alguma informação. Depois de completado será enviado um e-mail de confirmação para activar a conta, e só depois será possível fazer o login. Caso o utilizador se esqueça da password é possível recupera-la, através também de email!
Figura 1 - Registo e login
 
CATEGORIAS E EDIÇÃO DE PERFIL
Na primeira vez que o utilizador faz login é redireccionado para uma página onde deve escolher as categorias que são do seu interesse, uma vez que as ofertas serão recomendadas com base nestas categorias. Podem ser editadas a qualquer momento no separador Editar Perfil, assim como a informaçao pessoal do utilizador.
Figura 2 - Escolha Categorias
 
Figura 3 - Edição de Perfil
 
OFERTAS RECOMENDADAS:
Depois de o utilizador escolher as categorias que lhe interessam, as ofertas na pagina inicial serão recomendadas dinamicamente tendo em conta as os seus interesses.
Figura 4 - Ofertas Recomendadas
 
DETALHES DA OFERTA:
Clicando na oferta o utilizador pode ver os detalhes da oferta, como a função, a empresa, a localidade a descrição e o mapa. É também possível adicionar a oferta aos favoritos, para que possa ser vista mais tarde com mais calma, através de um rápido acesso (os favoritos encontram-se na página inicial). Estas ofertas marcadas como favoritas,  podem ser desmarcadas a qualquer momento.
Figura 5 - Detalhes da Oferta
 
PESQUISA:
A pesquisa está presente em toda a aplicação, pois é o mais importante da plataforma. Quando o utilizador pesquisa um termo é direcionado para os resultados da pesquisa, onde esta pode ser filtrada.
 
 
 
Figura 6 - Barra de Pesquisa
 
 
Figura 7 - Resultados da pesquisa
 
PÁGINA DA EMPRESA:
Quando nos detalhes da oferta  o utilizador clica sobre a imagem da empresa, este é direccionado para a página da empresa, onde pode encontrar informações como o nome, a morada , número de empregados assim como uma descrição.
 
Figura 8 - Página da Empresa
 
AJUDA:
A página de ajuda está continuamente acessível ao utlizador, uma vez que  se encontra sempre presente no footer. Nesta página o utilizador encontra algumas perguntas frequentes que podem surgir, e as respectivas respostas.
 
Figura 9 - Ajuda
 
 
Conclusões e Reflexão
Com este protótipo de alta fidelidade, ficaram completas as funcionalidades chave da nossa aplicação. Tudo se centrou nas ofertas de emprego, no sistema de recomendações e nos favoritos, para que o utilizador possa ter uma navegação mais simples, e personalizada. Ficam a faltar muitas outras funcionalidades, como a adição de subscritores, recomendação dos mesmos segundo localidade e interesses, e toda a componente social, assim como a melhoria das técnicas já aplicadas.
Neste protótipo de alta fidelidade, ficaram algumas falhas por resolver, devido a alguns entraves na alimentação da base de dados. Visto que as ofertas provêm de feeds RSS, não têm todos os campos que necessitamos, campos esses que precisam de ser interpretados de forma complexa de modo a alimentar a base de dados de forma completa e correcta. Assim sendo, o problema das localidades continua ainda de pé, não sendo portanto possivel, fazer a filtragem por localidade como era desejado.
O grupo continua a trabalhar para o desenvolvimento positivo do projecto, esperando resolver todos estes problemas o mais depressa possivel.


De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




SOBRE: What do you think? :P Blog de acompanhamento ao projecto de 3º ano de NTC, no ano lectivo de 2011/2012. Work in Perspective é um projecto multiplataforma que tem como objectivo a procura do emprego ideal!
Arquivos
copyright
Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Portugal.
Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO